Agenda de gabarolices culturais para o periodo que se estende de seis a onze de setembro, a mais estupida tecnica de engate utilizada em autocarros, saunas, shoping centers, cabeleireiros, parques infantis, petisqueiras, restaurantes de caixeirinhas e bares de ma nota moral
26 comments:
Só para vos dar uma ideia da longevidade da contagem do tempo para os judeus posso afirmar com minima margem de erro que foi precisamente ha 5766 anos que este povo iniciou o seu calendario (consta que ainda nao tinha os requintes graficos do calendario pireli). Foi a 6 de setembro de 364 que teodosio ja fartinho das patranhas do usurpador eugenius o derrotou na batalha do rio frigidus, um curso de agua muito visitado por miudas que nao conheceram zeu s. Já no ano de 1965, era inaugurado o uso da palavra hippie pelo jornalista norteamericano michael fellon, precisamente tres anos antes da independencia da suazilandia. Este dia foi tristemente recordado na africa do sul como o dia em que o biko foi aprisionado para desgosto de muitos, que viam em steve um raro momento de liberdade.Liberdade do jugo sovietico obtiveram neste dia mas no ano de 1991, a letonia, lituania e estonia, assim foi possivel exportar know how para muitas casas de animaçao nocturna portuguesa. Neste dia nasceu em 1899, o conhecido emidio guerreiro, em 1913 nasceu tambem leonidas, jogador brasileiro de enorme reputaçao e jose socrates, o animal mais feroz do quenia,1957.Obito para akira kurosawa, o autor de ran morreu em 1998. A 6 de setembro comemora-se o dia do alfaiate, do barbeiro e do cabeleireiro.
o mar anda calmo
eh eh eh
Mas há sempre perigos que se escondem nele...
6 de Setembro
1683 - Morre Jean Baptiste Colbert, ministro das finanças de Luís XIV (Rei Sol). Comícios em Matosinhos, já se sabe...
1766 - Nasce John Dalton, que, entre outras coisas que o senhor terá feito (Teoria Atómica da Matéria, Novo Sistema de Filosofia Química e um bolo de chocolate coberto com creme do mesmo, hummm), deu nome ao Daltonismo - incapacidade de distinguir uma ou mais das cores verde, vermelho ou azul. Se há mal de que padecem os portugueses...
1901 - Atentado contra o presidente William McKinley, que morre dias depois. Tadito.
1970 - Yasser Arafat é nomeado general das forças revolucionárias palestianas. Acontecimento este, transmitido em directo na televisão palestiniana por cabo (as antenas são proibidas naquela zona por questões ligadas ao urbanismo e ao interesse turístico).
1978 - Anuar El Sadat, presidente do Egipto e Menahem Beguin homólogo israelita, firmam os acordos de paz para o Médio Oriente em Camp David. Yasser Arafat assiste a tudo na TVCabo Palestiniana, claro está (programa: Ala de Gaza que se faz tarde), solta o lábio inferior numa forte gargalhada, assim com ele ficou até ao fim dos seus dias, e muda para o Bombástico, do já saudoso José Carlos Soares.
7 de Setembro
1822 - Proclamada a independência do Brasil, junto ao Ipiranga (São Paulo) por Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Serafim de Bragança e Bourbon, vulgo, D. Pedro IV de Portugal, que com estes nomes todos não admira que desse em epiléptico. Volvidos 183 anos, há quem pense que aquilo ainda é nosso!
1909 - Nasce em Constantinopla no império Otomano (agora Istambul Turquia) Elia Kazan. Já naturalizado americano (bem feito!), realiza "Esplendor na Relva", filme baseado na vida do outrora jogador abeirense, de seu nome Lobão.
1940 - Começa o bombardeamento alemão sobre Londres. Aos dez de Maio desse ano foi empossado como primeiro-ministro britânico Sir Winston Spencer Churchill, homem admirável, que nos deixou frases no seu português vernáculo, como: "sucesso é a capacidade de andar de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo". Aproveitando o mote: -Força Briosa, não podemos baixar os braços só porque empatámos com o Benfica.
1986 - Augusto Pinochet sai ileso de um atentado que vitimou cinco pessoas. Diz quem viu, claramente não é o caso do homicida, que era cada cavadela, cada minhoca, cada tiro, cada melro, cada tentativa de ter um candidato decente do partido socialista à Câmara de Coimbra, cada Vitor Baptista.
Tenho dito!... por hoje.
Excelente post, caro Marafumba. Cada tiro, cada melro!
Marafumba o regresso. grande comentário, estou ainda a rir e já a espera da proxima contagem, entretanto mais algumas dicas sobre o dia de hoje na historia.
Como ja informou o meu muito querido mortal marafumba, Zeu s informa q ue foi precisamente a 7 de setembro de 1822 que os portugueses deixaram de poder dizer anda cá que és minha à sua provincia brasileira, ainda hoje, num recrudescimente tardio deste sentimento, sao muito populares as viagens até ao outro lado do atlantico para desfrute das belezas naturais que por la a bundam, numa saga que actualiza e com pila dados sobre o pais continente irmao.
Em 7 de setembro de 1949 era fundada a RFA, pais para onde logo trataram de emigrar uma serie de portugueses procurando um novo brasil, embora mais frio este revelou ser um marco forte da nossa diaspora.
Em fase de retracçao da diaspora celebrou nesta data mas em 1974, o nosso pais, os acordos de lusaka, que mais tarde vao conduzir à independencia de moçambique, celebre café da praça da republica frequentado por malta muito peçonhenta. Pessanha, o camilo, nasceu a sete de setembro do ido ano de 1867, o autor da "estatua", abria caminho para o nascimento do esfingico elia kazan em 1909, e, quem sabe, se ao escrever os seus famosos "caminhos(I,II, e III)" nao indiciava os maus caminhos que uma musica de gloria gaynor, tambem ela nascida num 7 de setembro, mas de 1949, de seu nome "I Will Survive" tomaria ao converter-se num hino gay de projecçao mundial. Tristes foram ainda os caminhos do ditador Mobuto sese seko, "mob" para os amigos de expressao inglesa, ditador do zaire, que ao que consta nunca terá passado pelo "hotel macao", mas que abandonou as suas casas da cote d´azur num 7 de setembro de 1997 de boa memoria, que a terra lhe pese...muito.
7 de Setembro de 2005:
Almoço apressado na tasca da esquina, sentado na última mesa à esquerda, palito na boca,ele olha o bagaço e questiona se não era de lhe meter um cheirinho de anis... decide reservar-se a tal luxo. abre uma boca sem dentes, bebe dum trago, faz um "ah" de satisfação, saca dum SG Filtro bem batido, e vocifera: ó boa, vai o prato do dia? é alheira, e das boas! tb tenho farinheira, se fores mais de enchidos!
eh eh eh
Muito bem, muito bem...caro Marafumba, faço minhas as palavras do Tubarão! Grande comentário...
8 de Setembro
1157 – Nasce Ricardo Coração de Leão. Coroado rei inglês em 1189, foi caudilho da Terceira Cruzada, a pedido do papa Gregório VIII (penfriend do Velho do Calhabé). Marcha em direcção à Terra Santa na companhia do rei francês Filipe Afonso (cheira-me a panasquice!). Ao que se julga saber, no caminho pediu informações a um português emigrado em França, que lhe terá dito: “Segue, segue, segue, não bira na primeira, não bira na segunda, não bira na terceira…”. “Isso é uma ganda bolta” – interrompe um outro português, que rapidamente se acercou das tropas, convicto de que o melhor caminho seria “controlar a rotunda e virar à direita depois da Junta de Freguesia”. Resultado: Ricardo I e Filipe Afonso, foram parar à Sicília, onde de resto acabaram por passar seis belos meses. Está assim explicado o cognome do sucessor britânico João: Sem Terra. 818 anos, 5 meses e 3 dias depois nasce Ricardo Alexandre Martins Soares Pereira, actual guarda-redes do SCP, mais conhecido como Ricardo Mãos de Manteiga.
1925 – Nasce Petter Sellers, actor britânico. Durante três décadas, deliciou miúdos e graúdos em filmes como: “The Lady Killers” (1955), “The Pink Panther” (1963), “Dr. Strangelove or: How i Learned to Stop Worrying and Love the Bomb” (1964) – este título parece-me servir que nem uma luva a um dos últimos episódios da novela Atenas. Continuando: “What’s New, Pussycat” (1965) - primeiro filme realizado por Woody Allen, “The Bobo” – diz que foi um filme que saiu muito bem, e os incontornáveis “The Return of the Pink Panther”, “The Pink Panther Strikes Again” e “Revenge of the Pink Panther” como Inspector Jacques Closeau. Combateu na Segunda Guerra Mundial, regressando com alguns problemas auditivos. Há quem diga residir aí o porquê de se ter casado quatro vezes. Palpites.
1928 – A FIFA decide que o 1º Mundial de Futebol terá lugar no Uruguai. Decisão incontestada dadas as condições oferecidas pela organização do segundo menor país da América do Sul. Esta ajuizada decisão inspirou o mundo desportivo de tal forma, que a este evento se seguiram: Campeonato de Lançamento do Peso na Etiópia, Mundial de Saltos para a Água em Cuba/Miami (organização partilhada), Meeting de Dança Sincronizada na Jamaica, Torneio Internacional de Tiro ao Pato no Iraque, Encontro Mundial de Ping-Pong em Caxemira, Concurso de Pesca Desportiva em Nova Orleães e o jogo Estoril-Benfica no estádio do Algarve.
1949 – Morre Richard Strauss, compositor alemão. Inspirado pela obra de Nietzsche “Assim Falou Zaratustra”, compôs um poema sinfónico com o mesmo nome, famoso pela abertura utilizada por Kubrick no filme “2001 Odisseia no Espaço”. O centro de Zaratustra é a noção de que os seres humanos são uma forma transicional entre macacos e o Übermensch, literalmente "além-do-homem", normalmente traduzido como "super-homem". A páginas tantas, surge este naco de prosa sublime, na obra de Nietzsche: “A mulher deve adorar o homem como a um deus. Toda a manhã por nove vezes consecutivas, deve ajoelhar-se aos pés do marido e, de braços cruzados, perguntar-lhe: Senhor, que desejais que eu faça?”. Richard Strauss é o mais destacado representante da música pós-romântica, mas como foi colaboracionista dos nazis, merece o nosso repúdio: -Biltre!
1952 – Publicação de “O Velho e o Mar” de Ernest Hemmingway, correspondente de guerra e amante das touradas. Sinopse: Santiago um desafortunado pescador cubano que ficara 84 dias sem pescar nada (também aqui, sinto alguma analogia com a novela Atenas), por querer provar aos outros e a si mesmo, ainda ser um bom pescador, faz-se ao mar alto. Após três dias de luta com um merlin gigante, Santiago volta para o porto e a razão de seu combate transformara-se numa carcaça por tubarões.
Amigo tubarão, não comas o que é dos outros! Velho, se me estás a ouvir: fica com a carcaça. Sempre te trata das meias, e assim.
1974 – Gerald Ford, presidente norte-americano, indulta todos os delitos que possam ter sido cometidos por Nixon. Estamos novamente na presença de uma decisão sagaz, também ela constituindo exemplo na política internacional, ou não fosse a escola americana, a maior referência mundial no que a presidentes atilados diz respeito. Jorge Sampaio, inspirado pelo congénere americano, indulta Pedro Santana Lopes de todas as asneiras cometidas no Jogo Falado, na Cadeira do Poder (em que perde a tribuna para Torres Couto), no SCP, na Secretaria de Estado da Cultura, na CM Figueira, na CM Lisboa, na Conservatória do Registo Civil e num totobola da 7ª jornada de 2001/2002, empossando-o como primeiro-ministro a 17 de Julho de 2004. Yasser Arafat, já quaise a quinar, na cama com vista para 32 seguranças e para o televisor (via muita televisão; vicissitudes de quem vive sob 2 paredes e meia), enquanto assistia na TVCabo Palestiniana ao seu programa favorito: “Querido, mudei a casa”, manda chamar a esposa Suha Arafat, para lhe conceder igualmente um indulto. Onze anos depois do último encontro a emoção invade Arafat. Ao ver a esposa exclama: -Suha Puta! - como carinhosamente lhe chamava. –Perdoo-te por seres cristã, por te nacionalizares francesa, por seres quarenta anos mais nova, por me teres gasto uma fortuna e continuares feia como o Deus te livre, por seres Suha Esta, Suha Aquela, só não te perdoo termos uma filha de dez anos, e há onze que não me visitas.
Tenho dito!...por hoje.
e não te esqueças da vassoura no rabo!
Assim sim, ah pois é, era isto que eu gostava que fosse sempre o cafeatenas, como ele é na realidade, um antro de puro gozo grupal, estou ainda a limpar as lagrimas, a malta regressa em grande forma, curvo ante tal prosapia, vá la, vá la, nada de bocas sobre o que me faziam com um cabo de vassoura, senao era o cabo dos trabalhos.Isto já nao é um café, é cada vez mais um clube selecto, arriba arriba
E quando se é gaja?
Para além de tudo o já referido por N. (a vassoura é opcional, cada um tem direito à sua lambarice favorita, valha-nos isso), ainda temos os cremes, que são diversos: um para as “jambes lourdes”, um para os “seins firms”, outro para o “ventre plat”, todos aplicados com massagens circulares de manhã e ao deitar.
E na cara? Ele é o esfoliante, a máscara que se põe, se aguarda 3 minutos e se tira, o desmaquilhante, o tónico, o creme de dia, o creme de noite (há deles que também usam – ou usavam – os dois), o “fond-de-teint”… Coitado do Victor Ivchenko!!!
E as sombras, o lápis, a máscara, os batons, aguarda-se 30 segundos para pôr o “gloss”…
No cabelo temos as mil variedades de champôs, os amaciadores, as máscaras capilares que também precisam de alguns minutos de “pose”…
As unhas… ai, as unhas…
Como facilmente se vê, o nosso dia ainda rende mais que o dos homens. Porque será????
Porque será!? Hummm...
Sim senhor, Marafumba, sejas bem aparecido.
Com comments deste porte, o blog está a renascer do defeso
Ora até que enfim que as águas se agitam!!
Isto agora tá com outra emoção e até voltou a haver pescadores clandestinos... pois, estes últimos "anonymous", very british, sim senhor! (yes Sir!) parecem-me muito do estilo Peninha... or... am i wrong?
Sim senhor! (yes Sir!)belos textos, belas prosas, continuem p.f. não me deixem no desemprego!!
Na insónia da doce ironia
encontro-me contigo.
Perco-te no amanhecer do concrecto.
Todas as noites...
Sim! Macaso, encontra-te!
nas insónias...mas não faças barulho, o pessoal pode acordar...
Peninha, sempre a falar das bochechinhas coladas à cadeira do chinês...quer-me cá parecer que andas à procura de sarna para te coçar...nos tempos aúreos deste blog, só o simples mencionar da palavra "bochecha" seria o suficiente para provocar uma torrente de múltiplos orgasmos nos literatos que por aqui postam! Vá lá, vá lá, não confundas género humano com Manuel Germano...
Caro Édipo:
Curioso como sou logo visitei o teu blogue, farejando alguma similaridade de pontos de vista e atitude bloesferica uma vez que o teu nome remete para a nossa mitologia.
Vim de lá cabisbaixo, porque encontrei um comentário colossalmente desagradavel sobre os acontecimentos de 11 de setembro em Nova York.
Se era para fazer comedia desde já te digo que é trágico, mas disso tu saberás mais.
Não acreditando no que estava a ler esfreguei os olhos até quase ficar cego, mas, implacaveis lá continuavam as tuas frases "Espero que o dia não seja um mau presságio!
Embora haja em cada um de nós uma parte não assumida que teve um certo gozo há 4 anos."
Vejo que nada aprendeste na grecia, continuas a nao seguir o oraculo, mesmo o que a ti proprio sugeres:"As boas ideias não têm idade, apenas têm futuro".
Por aqui a diversidade é bem vinda, a opiniao inteligente é livre, a democracia ainda é a mae de todas as coisas, mas nós, nós ó Èdipo, ao contrário de ti e do macaco, nem a brincar fodemos a mãe.
Um abraço.
uma boa sarna me saíste tu, ó tubarão! cuidado, que já há variantes de sarna a atacar tubarões de água doce.
o teu
Ácaro Sarcoptes scabiei.
Não me recordo de qualquer menção humorosa ao 11 de Setembro, Caro Zeu s... ter-te-às, acaso, enganado no Tubarão? Não aprecio nada injustiças, sobretudo as que são feitas sem conhecimento correcto de causa. Terá o grande Zeu s esfregado os olhos em demasia?Foi feito humor com o George Bush (como se tal fosse necessário), sim, e mais ainda será feito até que a aberração desampare a loja. Quanto à sarna, àcaro-qualquer-coisa... fale daquilo que sabe: esteja calado!
Abraços a todos
Olha, afinal fui eu quem não leu bem o post aqui feito. Mil desculpas pela minha resposta à tubarão acossado. Quanto a si, àcaro-blá-blá...fale daquilo que sabe...
Vosso, T.
Sharkie
Devias ter mais confiança no teu zeu s, só vou às pernas quando nao consigo roubar a bola, por outras palavras, podes contar com ripada apenas e só quando argolas, de resto o mar é sereno e se não é fumaça é pelo menos espuma.
Uma dupla nota final: visitei o teu blogue e reparei, com gosto, que importas algumas das nossas imagens, tomo como um elogio que obviamente acho que mereço.
Aqui no cafeatenas quem cala consente e quem nao cala está no seu direito, se o acaro acha que tu és uma melga lá terá as suas razoes, por mim aprecio os teus comentarios, ainda que desabridos costumam ser oportunos.
Sail on.
Zeu s a Presidente, é o meu desabrido comentário...
Post a Comment