Thursday, May 19, 2005

Gato escondido? Vigarice ou incompetência.

De acordo com informações veiculadas hoje pela SICNOTICIAS, foram descobertas pela PJ, na sede do BES, as minutas manuscritas dos despachos exarados pelos ministros de Santana e Portas concernentes ao escândalo Portucale.

Vigaristas sem classe, intrujões incompetentes. Mais do que a subserviência politica em geral e dos partidos em particular, na sua relação com o poder económico, esta descoberta, a confirmar-se, coloca de novo na ordem do dia os considerandos acerca da incapacidade de uma certa classe de gamar em estilo.

Não é de agora.

Lembro com saudade as trapalhadas e indiscrições de antanho, em que o escol político do Atenas se viu (ou foi) envolvido.

À cabeça o célebre caso da “Vigarice das Letras” em que alguns camaradas do núcleo alegadamente teriam sido desviados da votação num “candidatão” para apoiarem o indescritível “teve sido”, o tal que nunca integraria uma lista “por ordem abcedaria”, distinto membro da não menos famosa “Casa da Praça”. Correu tinta nos jornais e quase sangue nas escadas do velho Etc., em boa hora surripiei o “Morais portátil” das mãos estrafegadoras do enorme candidato atrás referido.

Não foi por mal, foi mal feito.

Bem feitas eram, na ausência de sondagens, as analises das expressões de voto, do outro lado do vidro da sala de estudo, por entre as folhas de um qualquer jornal com um oportuno buraco. O estudo, salomonicamente dividido entre elementos “nossos” e “deles” (ou não…) servia para incrementar, desviar ou orientar, os esforços caciquistas em determinadas faculdades.

Era a bem do “normal funcionamento do acto eleitoral”.

Outra ocasião delicada ocorreu aquando das manigâncias do Dr. Sovaco ou “Tulios Detritos” como carinhosamente era apelidado no Pazok, o único homem capaz de comer e beber, ao mesmo tempo, chocolates, batatas fritas, cervejas e sumos, que a dançar fazia quilómetros no pardieiro da Afonso Henriques, e que terá esbofeteado o meu padrinho enquanto afirmava, peremptório, “esta noite a Joana é minha”, de sonho. Ainda correu a bom correr para fora do OAF, uns bons metros (até à João Jacinto na alta) e minutos à frente do presidente das “cem horas”.

Agora deixar provas escritas daquilo que se fazia, isso não. Não se roubava, não se traficava, não se mafiava, pueris manifestações de juventude diriam uns, inocentes brincadeiras de meninos diriam outros. Diversão à brava diria eu que fiquei com tantas histórias pra contar.

4 comments:

Anonymous said...

Zeu s, por Totatis! Já é sinal de senilidade, sempre as mesmas histórias do século passado!
Quem, aqui, se recorda dessas personagens? Só quem há muito passou os 30! Francamente!
Qualquer dia temos as histórias do Dr. Fonseca. E de quando desenhou o símbolo da Académica. E da batalha de La Lys!
Quantos, aqui, se recordam das troianas disputas pela mão da "bela Helena"? Quantos se recordam dos duelos no ETC..? Dos insultos no Gil Vicente? Dos conselhops de Judas ("Não, não faças isso, tu viste o que aconteceu aos outros!")? Da cruxificação nas redes do velho Martim de Freitas? Das actitudes capciosas? Das coçadelas no cocuruto? Da tragédia de Santa Cruz (não a de Timor, obviamente!)?
Quantos, aqui, se lembram das tostas do Júlio, dos turcos, das moelas, das Topázio, dos Croft's, das tartes de nata? Dos coletes do Dr. Buzinas? Do Gorita? Da "mulher gorda" e do "apitó combóio"?
Zeu s, estamos no séc. XXI! A malta é jove!

Anonymous said...

Puxa vida! Que letras tão pequenitas!
Zeu s bota uma fonte tamanho maior

zeu s said...

Sporting:Eu sei que a vida anda complicada para os apaniguados da agremiação sedeada no campo de alvalade. A alvalaxia parece cada vez mais finita, mirrada, tristonha. Não desesperem adeptos da equipa das riscas que uma das caracteristicas mágicas do futebol é, qual fenix, renascer todos os anos. Para o ano Há mais...O camionista, que por definiçao é "o maior" esteve bem quando definiu a instituiçao lagarta como o projecto "quase", quase a taça de portugal(a mais bela e importante das competiçoes)(eliminados por quem ganha), quase o campeonato (afastados por quem ganha), quase a UEFA (derrotados por quem ganha), resta ao clube do visconde a taça da aAssociação de Futebol de Lisboa onde podem ter pela frente colossos como o belem, o oriental, Zara do Colombo,olivais e moscavide, D. Franguito Saldanha etc etc.
Não queria postar neste tema mas a pedido de tantas familias aqui deponho empenhado à solicitação.
Vesgo: como os meus alunos sabem fonte significa "tipo de letra", algo diferente de "tamanho", quem geralmente confunde estes conceitos sao aqueles quem convencem as garotas que três dedos são vinte centimetros...
Páris: Não sei se foi em setembro que te conheci todavia já o espadinha dizia que "recordar é viver", portanto e parafraseando o exposto na AAC "circular ...é viver"

Anonymous said...

parece que o cérebro começa a ceder ...