Friday, July 29, 2005


As ilhas precisam de paz.De la do mar tambem chegam boas noticias, podera estar para breve o calar das armas e o inicio de uma outra caminhada.Seria um grande exemplo para os extremistas fanaticos islamicos, que as feridas abertas entre catolicos e protestantes pudessem ter, enfim, tempo para sarar.Acreditemos.

31 comments:

zeu s said...

A história da Irlanda do Norte inicia-se no século XVII, quando os ingleses, por intermédio de Cromwell, submetem a Ilha após uma série de rebeliões. Muitas terras do norte foram então entregues a colonos protestantes vindos do Reino Unido, separando de alguma forma o Ulster protestante do sul predominantemente católico.
O século XIX acentuou as diferenças de desenvolvimento entre um norte próspero de manufacturas e industrias, e um sul pobre e agrícola, onde as desigualdades se faziam sentir.
No século passado assistiu-se ao implementar da separação politica da Irlanda do Norte quando em consequência das divisões ocasionadas pelo chamado “Home rule”, católicos e protestantes agudizaram as suas diferenças. Os católicos procuraram sempre uma ilha unida e politicamente independente por oposição aos protestantes receosos de virem a viver num pais maioritariamente católico.
Em 1920 o Acto de Governo da Irlanda dividiu as duas entidades, cada uma com alguns poderes de governo próprio. Aceite pelos protestantes, este acto foi liminarmente recusado pelos católicos que iniciam então um período de guerrilha armada já sob a égide do Exército Revolucionário Irlandês. 1921 vê nascer um acordo prevendo o Estado Livre da Irlanda mas contemplando o caso especial dos seis condados do Ulster sob o domínio britânico, situação que evoluiria em 1949 com a transformação do Estado Livre na Republica da Irlanda.
Depois de um período de relativa acalmia (a acção armada nunca foi abandonada), a violência sistemática voltou a irromper nos finais dos anos 60, na forma de sangrentos motins em Londonderry no ano de 1968, e, no ano seguinte, em Londonderry e Belfast. A situação agravou-se com a chegada e intervenção do Exercito Britânico, verificando-se uma escalada no conflito que opunha as forças do Exército e os grupos paramilitares protestantes aos simpatizantes do IRA.
Durante a década de setenta e oitenta o IRA desenvolve imensa actividade de guerrilha como subsidiário do ambiente terrorista urbano que se verifica em vários países europeus (Alemanha, França, Itália, Espanha entre outros) e da América Latina (misturando ideologias marxistas com localismos de vária ordem).
Vários esforços de paz aconteceram, sobretudo a partir dos primeiros anos da década de 90, mas ainda hoje o Exército Britânico se mantém no território, calcula-se que o número de mortos de ambos os lados do conflito exceda as 3000 pessoas.


Para saber mais:
Historia, política e links de interesse
http://www.infoplease.com/spot/northireland1.html
Mapa e informação geografica
http://www.infoplease.com/atlas/country/ireland.html

zeu s said...

Yes...

I can't believe the news today
Oh, I can't close my eyes
And make it go away
How long...
How long must we sing this song?
How long? How long...
'cause tonight...we can be as one
Tonight...

Broken bottles under children's feet
Bodies strewn across the dead end street
But I won't heed the battle call
It puts my back up
Puts my back up against the wall

Sunday, Bloody Sunday
Sunday, Bloody Sunday
Sunday, Bloody Sunday

And the battle's just begun
There's many lost, but tell me who has won
The trench is dug within our hearts
And mothers, children, brothers, sisters
Torn apart

Sunday, Bloody Sunday
Sunday, Bloody Sunday

How long...
How long must we sing this song?
How long? How long...
'cause tonight...we can be as one
Tonight...tonight...

Sunday, Bloody Sunday
Sunday, Bloody Sunday

Wipe the tears from your eyes
Wipe your tears away
Oh, wipe your tears away
Oh, wipe your tears away
(Sunday, Bloody Sunday)
Oh, wipe your blood shot eyes
(Sunday, Bloody Sunday)

Sunday, Bloody Sunday (Sunday, Bloody Sunday)
Sunday, Bloody Sunday (Sunday, Bloody Sunday)

And it's true we are immune
When fact is fiction and TV reality
And today the millions cry
We eat and drink while tomorrow they die

(Sunday, Bloody Sunday)

The real battle just begun
To claim the victory Jesus won
On...

Sunday Bloody Sunday
Sunday Bloody Sunday...

Anonymous said...

Pele de galinha...pele de galinha,amigo!É o que te digo!Tu em palco a actuar,provocas-me sempre isto...!Abraço forte e dedicado!

Madame Pirulitos said...

É possível escutar com os olhos?
O fumo do cigarro sobe em espirais e confunde-se com a espuma dos dias. Trautear canções é bom para o amor. For U2

Anonymous said...

Cara sereia Marvão, gostaria de aquilatar do estado do teu coração...

Teu

T.

zeu s said...
This comment has been removed by a blog administrator.
zeu s said...

Caro Tubarao, visitei com gosto o teu blogue e quero dizer que tens o nosso apoio para a actividade bloguista que persegues apesar de alguma "muita pouca vergonha".
Um reparo, nao ficaria de bem comigo se nao esclarecesse que os combatentes homenageados na praça fronteira ao dolce vita sao os desconhecidos (ou seja aqueles cuja identidade foi impossivel de apurar) da guerra colonial.
Tenho a certeza que, arguto e sagaz, ladino e brigao como és, nunca perdeste muito tempo a olhar para a estátua senao repararias como a indumentaria retratada é actual, e que mesmo a presença do pretito no ombro do soldado te remetria para esse cenario de guerra, nao sendo por isso irrelevante.
Mais te indico que é precisamente aquela estátua que é glosada na música "Ao soldado desconfiado" do grupo português GNR, uma vez que foi a fonte de inspiraçao do Reininho dos tempos que ali passou com aquela que viria a ser a sua mulher (da mesma altura é tambem o instrumental "Coimbra b"), vê la tua as coisas que aprendes aqui. Abraço

Anonymous said...

Caro Zeu s, obrigado pela visita! Não me querendo gabar, posso dizer-te que já passei algumas horas a olhar para aquela estátua (pois cresci naquela zona) mas...é mesmo daquelas coisas, quanto mais próximo de algo estás, menos tendência para reparares (ou valorizares) as coisas tens... mas vivo e aprendo, como costumo dizer! Vejo que o gosto pela História corre na família! Grandes abraços considerativos...

Vosso

T.

zeu s said...

É compreensivel o teu erro caro amigo, para alem de mortal és animal, já zeu s mais do que um deus é uma entidade entendida. Porventura terás estabelecido alguma ligaçao com o nome atribuido à rua dos combatentes, essa sim, em parceria com a estátua que decora a avenida Sá da Bandeira, pretendem homenagear os membros do CEP caidos no primeiro conflito à escala planetária. Se Zeu s estivesse certo de que o seu fiel servidor zem soubesse alguma coisa do tema por certo indicaria como opusculo para ler nas ferias um libreto intitulado "toponimia de Coimbra, da monarquia à republica" da autoria do mesmo. Nesse pequeno trabalho encontrarias a explicaçao dessas designaçoes, devidamente enquadradas no movimento mais vasto das Ligas de Combatentes, que,em varios paises do velho continente, pretende glorificar os caidos pela patria,manter acesa a memoria nacional, e serve, mais tarde, como embriao e catalizador das experiencias totalitarias mais conhecidas por fascismos.

Anonymous said...

Ora nem mais...

agora rebentando de consideração...

O seu temível animal

T.

Madame Pirulitos said...

Sei que a História é o teu mundo...mas consegues ver e escutar para além disso?
Se me ignoras só me resta dizer-te: até um dia.

zeu s said...

Zeu s nao ignora ninguem, e o seu universo nao é a historia, sao os seculos, nas multiplas acepçoes, de tempo e de sociedade. Se consideras bizarria estudar os homens no tempo nao conheces o meu caracter intemporal, nao percebes a minha vocaçao imortal, nao distingues uma das marcas que melhor me definem.Galo. Até um dia todos dizemos todos os dias todos sabemos, o que todos esperamos é que nao tenhamos que esperar muito tempo até esse dia chegar. E de cada vez que esse dia chega o melhor é trautear uma cançao, é bom para o amor que todos devemos sentir por quase todos.

Anonymous said...

Lindo Zeu s!
Lindo!
Na minha humilde opinião, escreves muito bem e dizes muito.

Anonymous said...

Foi uma tarde em que comprei um calendário de tempo minguante. Envolto em horas coleccionadas e expostas numa vitrine.
E despia-se lentamente, em dias sucessivos, pequenas recordações.
Lembrei-me depois de alguém que um dia me chamou de amor. E sem espanto reparei que as árvores não caem, são as suas folhas que vão conhecer outras paragens.
Então rasguei o calendário, invadi o tempo e joguei fora os pedacitos de ilusões imaturas. Até um dia...

Anonymous said...

Mongol
Xianbei


Canção de Tölös


À margem do Tölös
No sopé dos Montes Sombrios
O céu é uma yurta
Cobre o plaino - dos quatro cantos.
O céu é azul, azul
A planura vasta, infinita
quando o vento sopra e a erva curva
Vê-se - o gado, e as cabras.

in Poemas Anónimos

Anonymous said...

Bem vindo, Beers!

zeu s said...

Beers, que bom estares de volta amigo. Hoje nao ha praia estou a ver,com o cafeatenas fechado vai uma gelada logo no Tropical ou no novo cafe do tapas? Apanho um secao com as ferias que estou a ficar louco, dass

zeu s said...

Espera pela minha quadriga aí onde Minerva exibe, pudica, seus venusianos montes, perto das 17, mais lestos que um raio furioso, um cigano a dizer aieeee ou qualquer funcionario publico a sair do emprego, estaremos a provar os tremoços tropicalientes. See you later, aligator.

Anonymous said...

Eis a crista de novo, vermelhinha e vertical,para fazerdes o que bem entendais com ela.
Até podeis utiliza-la como descarregador de stress tipo aqueles bonecos de borracha.
À confiança!
Eu conheço-te Zeu s!

Anonymous said...

Eis a crista de novo, vermelhinha e vertical,para fazerdes o que bem entendais com ela.
Até podeis utiliza-la como descarregador de stress tipo aqueles bonecos de borracha.
À confiança!
Eu conheço-te Zeu s!

zeu s said...

Pareces o gago que tinha ido a Londres e para dizer que tinha estado perto do famoso relogio dizia...
-estive ao lado do big big big...
-Hé pá -atalhou o Pires- sabemos que é grande mas tambem nao é assim tao grande...

Anonymous said...

Eis a crista de novo, vermelhinha e vertical,para fazerdes o que bem entendais com ela.
Até podeis utiliza-la como descarregador de stress tipo aqueles bonecos de borracha.
À confiança!
Eu conheço-te Zeu s!

zeu s said...

Pronto ja sei que conheces, que confias e que tens a crista tao vermelha quanto vertical, infelizmente nao tenho assim tanto stress que dê vontade de tipo, é assim, usar para descarregar, abraço D. Franguito

Anonymous said...

BOM...BOM...BOM...BOM...BOM...
BOM DIA ZEU S E OLIMPO NO GERAL!
Que bom acordar com um "said" simpático.
Tu, sendo Deus dos Deuses e dos mortais representas a figura do "bom pai de família" e como tal vemos em ti a experiência capaz de nos dar o bom conselho, a orientação sensata, a palavra amiga, o safanão na hora certa, o humor adorável, o equilibrio que procuramos e precisamos, enfim!
Compreendo que às vezes tenhas que te exaltar óh mestre, amo e senhor mas assim é muito mais saboroso e menos traumatizante para as crianças.
Bibó Pai!

p.s.- óh pai, óh pai dá-me de beber que tenho sede!

Anonymous said...

Sentado majestaticamente na sua mesa à direita de quem entra, a figura de Zeu s impressiona tanto pela magnitude do seu timbre vocal quanto pela imponência do corpo que a debita. E debica concupiscentemente nos catres incautos que espreitam indecisos o tasco, qual vigilante incansável de uma moral que se quer viva! Impressionante!

Anonymous said...

Saudo, desde já, o teu regresso, ó Beers! Folgo em saber que te encontras bem, de saúde, e que a ausência do teu habitual poiso não afecta a normalidade inconstante dos teus costumes maroscadamente nocturnos. Ainda ontem me falaram de ti...um sr.Farmacêutico que contigo partilhou residência (e que partiu hoje para Israel)e um jovem francês (Andy?) que fez alarde do teu invejável "modus vivendi"...e uma nalga-de-pé-torcido-e-por-isso-coxa!
Quanto à imperial com tremoços e amendoins, Count ME IN! Anywhere, Anytime...

Sempre a considerar-te!

T.

Anonymous said...

sabemos que é bom mas tambem nao é assim tao bom...

Anonymous said...

É mentira! O Tubarão não come baleias...a não ser que seja estritamente necessário...ouviste, Babangida!

T.

Anonymous said...

mas pode ser comido

Anonymous said...

Não irá ser uma orca linda e tão querida que fará mal a este tubarãozinho...ou haverá algum duplo significado nessa dúbia afirmação?

Anonymous said...

Para a orca:

De todos os animais do planeta, o tubarão branco é o maior predador dos oceanos, com um peso de quase 2 toneladas e até oito metros de comprimento. Sua dimensão é equivalente à da orca.
O tubarão branco é muito individualista e instável, mudando de comportamento a toda hora. Uma das armas mais poderosas são centenas de sensores elétricos dispostos na parte frontal do corpo, com os quais capta até as batidas cardíacas de um outro animal à distância. Então pelo ritmo das pulsações, ele avalia se a vítima potencial está assustada ou tensa, situação em que pode ser dominada mais facilmente. O seu bote é uma cena única. O Tubarão Branco é capaz de projetar a boca para fora da face, aumentando o tamanho da mordida para perto de um metro e meio, quase o suficiente para engolir um homem em pé.