Saturday, July 09, 2005


Alberto jorge Cerdeira da Cunha Martins, nascido 31/8/1930 Coimbra, falecido em 19/12/2001.Tendo estudado no Liseu Jos� Falc�o, ingressou na Escola do Magist�rio Prim�rio de Coimbra, concluindo o seu curso em 1954. Exerceu actividade como professor em v�rias escolas do sistrito mas foi como metod�logo nas Escolas Anexas � do Magist�rio Prim�rio que desenvolveu a maoior parte da sua carreira.Iniciou a practica do basquetebol aos 16 anos como junior da Acad�mica, abra�ando uma bem sucedida carreira de treinador no clube do seu cora��o em 1955.O professor e desportista Alberto Martins e a sua Acad�mica coleccionaram exitos e passearam classe e estilo em todas as categorias. dos titulos destacamos 3 Campeonatos Nacionais, 1 Campeonato Metropolitano, 4 Ta�as de Portugal, 1 Campeonato Metropolitano de Femininos, 2 Campeonatos Nacinais de Juniores e 2 Campeonatos Nacionais de Juvenis, para al�m de v�rios Campeonatos Distritais em diferentes categorias. Em 1971 foi nomeado Seleccionador Nacional de Basquetebol de Portugal. Um ano depois seria Seleccionador Nacional Universit�rio, contando ainda com v�rias ocasioes como seleccionador distrital da regi�o centro e de Coimbra.Foi tambem responsavel tecnico em clubes como Sangalhos, Sport Conimbricense e Olivais. Foi correspondente e colaborador de org�os de Comunica�ao escrita, bem como redactor desportivo da delega�ao de Coimbra da extinta ANOP, agencia de noticias portuguesa.As suas qualidades como mestre, pedagogo, Homem e condutor de homens foram amplamente reconhecidas por diversas entidades, das quais naturalmente pelo seu significado se destacam a Medalha de M�rito Desportivo da Rep�blica Portuguesa (1998), Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra (1996), Pr�mio Francisco Salgado Zenha, da Associa�ao Acad�mica de Coimbra (2001).

11 comments:

zeu s said...

Hoje Zeu s testemunhou, honrado pelo convite de um dos mais queridos membros deste blogue, na companhia de familiares, cidadaos anónimos e ilustres da nossa Cidade,ali bem nos pincaros da urbanizaçao da Quinta da Romeira, ao descerrar da lápide que atribui o nome deste Homem invulgar a uma das artérias da Lusatenas.
Como o meu escravo José Mário Monteiro escreveu vai para alguns anos, num pequeno e reles opusculo intitulado "Toponimia Coimbra, da Monarquia à República, 1845/1933" "...a toponimia serve antes de mais o designio dos vivos de perpetuar a memória dos que de entre todos se destacaram pelo meio de acções valiosas a qualquer titulo, fazendo perdurar na sua consciencia uma galeria de exemplos e comportamentos a seguir, constituindo um lastro de patrimonio imaterial identificador das sociedades que a produzem...".
É o caso de Alberto Martins.
À familia, aos amigos e a todos os homens de bem que hoje rejubilam por este feliz acontecimento Zeu s endereça um forte abraço sentido.

Mãe said...

Parabéns pelo blogue caros atenienses e um abraço Paulão. A homenagem é mais do que merecida.

zeu s said...

Este senhor bem informado e simpatico que a todos parabenizou pode encontrar-se em http://fazercoisas.blogspot.com/
tem um slogan formidavel e escreve sobre coisas que interessam, senao ao nino zus, pelo menos a Zeu s.
A visitar.

Anonymous said...

Abraço à família!Forte abraço...

Anonymous said...

Mais seis ilustres na toponímia coimbrã
Seis ilustres figuras de Coimbra estão desde ontem na toponímia da cidade. Mário Sousa Santos, Carlos Paredes, António Pinho Brojo, Orlando de Carvalho, Alberto Martins e Campos de Figueiredo foram ontem alvo de uma verdadeira homenagem pela Câmara Municipal de Coimbra que, reconhecendo todo o mérito e dedicação à cidade, atribuiu os seus nomes às ruas da Urbanização da Quinta
da Romeira

«Foi um acto de justiça», disse Mário Nunes. O vereador da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, que ontem presidiu às cerimónias de inauguração das ruas na Urbanização Quinta da Romeira, sublinhou os nomes escolhidos para integrar a toponímia da cidade por serem homens que «ao longo da sua vida deram o melhor de si para valorizar a cidade de Coimbra, para a promover e aumentar o prestígio de que ela desfruta».
(...)
A toponímia na Urbanização ficou completa com o nome de Alberto Martins, desportista e professor que se destacou na área do basquetebol. Armando Rocha lembrou do atleta a dedicação ao desporto «nunca descurando os estudos», tornando-se, para além de um excelente basquetebolista, num «treinador competente e respeitado». «Não havia equipa antiga ou resultado de jogo de que se não lembrasse», brincou Armando Rocha.
http://www.diariocoimbra.pt/10428.htm
Domingo, 10 de Julho 2005

A minha sentida homenagem
Um abraço à família

Anonymous said...

Aquele abraço a todos do Kamurkalho

Anonymous said...

Milhões de marteladas de consideração do vosso THOR

Anonymous said...

Acabadinho de chegar de uma curta pausa nos trabalhos com que o Grande Zeu sempre me presenteia, eis que me deparo com esta muito agradável notícia na trombeta conimbricense, vulgo "Diário de Coimbra" e tb com este Post.
É sem dúvida um justíssimo e merecido reconhecimento esse que a CMC efectuou, concedendo a perduração na memória de mui ilustres Homens de Coimbra.
Por razões afectivas mas tmbém por conhecimento próprio, destaco a homenagem a Alberto Martins, que desta forma vê reconhecido e sublimado o seu enorme trabalho em prol do Desporto do seu país mas especialmente da sua (nossa)cidade!
A toda a família, e em especial ao amigo Thor/Kamurkalho um grande abraço!

Anonymous said...

Como tu bem me ensinás-te:

P'la Velhinha, p'la Negra, p'la Briosa...

Um enorme abraço Negro, Tio Barbas!

P.S. Quem sabe se um dia não reabilitaremos a Baralha Académica, tu como é óbvio, és o às de espadas.

zeu s said...

Grande homem do bigode, tu é que tinhas ganho de caretas o concurso dos trolhas, a tua pequena altura, o olhar esbugalhado, serio e baixo, a velocidade silenciosa e mortifera com o fino, o lamber da fina teia de espuma bigodal, o jeans coçado com o casaco de cabedal..ui ui
abraço

Anonymous said...

O Velho do Calhabé respondendo a uma atorda? Sem mencionar directamente o futebol? FAN-TÁS-TI-CO! O Inferno gelou, certamente...

Fernanda Paula